Você está aqui: Página Inicial / Como participar

Ajude o Ministério Público a combater a corrupção

Compartilhe os conteúdos da campanha "#CORRUPÇÃONÃO" na internet e mobilize seus amigos para essa luta

Se você fica indignado com a falta de ética, irregularidades e desonestidade em atividades do dia a dia, você é um importante aliado do Ministério Público no combate à corrupção. E para promover mudanças em favor da sociedade, em qualquer parte do mundo, sua participação na campanha "#CORRUPÇÃONÃO!" é fundamental. Veja alguns passos para se engajar nesta luta:

  1. Pense nisso: corrupção nem sempre envolve grandes quantias de dinheiro ou favorecimentos ilícitos. Todos os dias, temos a oportunidade de dizer NÃO a pequenos gestos corruptos, como furar fila, comprar produtos piratas, bater o ponto do colega de trabalho ou tentar subornar um guarda para não levar multa.
  2. Dê o exemplo: caso apareça uma oportunidade de tirar vantagem de forma irregular, diga para você mesmo: NÃO! Além disso, você pode fazer mais. Se testemunhar algum caso de corrupção ativa ou passiva, tráfico de influência e mau uso do dinheiro público, denuncie ao Ministério Público do seu país (veja a lista completa no rodapé do site);
  3. Fiscalize: a participação popular é uma importante ferramenta de combate à corrupção. Se tiver oportunidade, participe dos conselhos de sua comunidade e de audiências públicas que tratam de orçamento. Assim, ficará mais fácil perceber favorecimentos ou desvio de recursos. E sempre que observar algo errado, denuncie;
  4. Informe‐se: em alguns países, já é possível fiscalizar os gastos do dinheiro público na internet. Os dados ficam disponíveis nos sites de governos e instituições que trabalham com dinheiro público, além de portais criados por organizações relacionadas à transparência ou, ainda, pela imprensa. Pesquise, questione e fique de olho!
  5. Inspire‐se: é bom saber que é possível, sim, acabar com a corrupção. Na Suécia, por exemplo, foram registrados apenas dois casos de corrupção nos últimos 30 anos. E ambos foram severamente punidos*. Qual o segredo? Investir na educação, na melhor distribuição da renda e na transparência dos atos do poder público. 
  6. Divulgue a campanha: não resta dúvida sobre a importância de dizer NÃO à corrupção! Entre nesse movimento e divulgue a campanha da maneira que preferir. Curta a Fan Page, compartilhe as peças publicitárias e comente o conteúdo da campanha nas redes sociais. E lembre-se de utilizar a hashtag #CORRUPÇÃONÃO. Além disso, convide a família e os amigos para essa mobilização.

* Informação disponibilizada em matéria do portal Pragmatismo Político.